Carrinho de Compras

21 acessórios e equipamentos essenciais para laboratórios e seus usos!

Compartilhar Post

Em geral, em nossa rotina diária de trabalho, encontramos vários equipamentos e aparelhos de laboratório, mas muitas vezes é difícil distinguir entre aparelhos de laboratório de química adequados ou qualquer outro semelhante. A ideia básica sobre os aparelhos de laboratórios de química adequado e necessário deve ser esclarecida entre os profissionais da área desde o dia em que eles começam a realizar experimentos químicos básicos em seus laboratórios.

Vejamos e procuremos compreender os aparelhos básicos utilizados nos laboratórios de química e quais as suas utilizações específicas na realização de qualquer experiência química. O primeiro e mais importante aparato que todo profissional que entra nos laboratórios químicos deve estar ciente é o aparato de segurança. Os protocolos de segurança devem ser seguidos rigorosamente nessas áreas, pois um pequeno erro ou infortúnio pode levar a grandes acidentes e resultados graves. Deve-se sempre certificar-se de usar sapatos totalmente cobertos e não sandálias ou chinelos em qualquer laboratório.

Óculos de segurança

É obrigatório o uso de óculos de segurança no laboratório de química. Ele protege os olhos da irritação que pode surgir de qualquer produto químico ou fumaça que sai durante o experimento. Em caso de respingos acidentais de produtos químicos ou ácidos, também nos protege da cegueira dos olhos.

Avental de laboratório

O avental de laboratório tem um papel semelhante aos óculos de segurança, mas aqui a diferença é que, em vez de proteger apenas os olhos, é usado para prevenir qualquer lesão em caso de derramamentos ou respingos. para a prevenção de qualquer ferimento em caso de derramamentos ou salpicos.

Luvas de látex

Essas luvas são úteis no manuseio de produtos químicos, ácidos ou quaisquer soluções para evitar o contato direto desses produtos químicos com a pele das mãos.

Beckers

Os beckers são utensílios cilíndricos feitos de vidro borosilicato, com fundo plano e abertura superior com um aro ao redor e um bico. O bico em sua borda auxilia no escoamento adequado das soluções e não possuem tampa na parte superior. Na maioria das vezes, vidros de relógio são usados ​​para cobrir suas soluções. Eles são de tamanhos variados e são usados ​​para manter, aquecer ou misturar substâncias com uma medida adequada. Embora venham com calibrações graduadas, não se destinam a cálculos precisos de soluções e, como tal, outros aparelhos são mais úteis para isso.

Erlenmeyer 

O frasco cônico, também conhecido como Erlenmeyer, é um aparelho de fundo plano e gargalo longo e estreito, que permite misturar facilmente a solução sem derramar o conteúdo. Uma vez que o frasco tem um gargalo longo e estreito, ele também é usado para aquecer suavemente o conteúdo interno com um movimento giratório suave do frasco. O frasco também pode ser coberto com uma tampa de borracha ou rolha. Deve-se sempre lembrar de nunca aquecer nenhum frasco com a tampa, pois isso levará à pressão e ao acúmulo de gás dentro do frasco fechado e causará explosões.

Balão

O balão, também conhecido como balão de Florença, tem fundo redondo com gargalo longo. Ele pode ser tampado com rolhas de borracha ou vidro e é usado principalmente para conter soluções que podem ser facilmente aquecidas com movimentos giratórios adequados para uma mistura adequada.

Tubos de ensaio

O próximo aparato muito comum são os tubos de ensaio. Geralmente são tubos cilíndricos feitos de vidro, com uma abertura circular de um lado e um fundo arredondado do outro. Eles vêm em tamanhos diferentes, mas o tamanho padrão mais comum é 18*150 mm. Os tubos de ensaio são um dos aparatos mais importantes, pois são funcionais desde o armazenamento até a mistura de reagentes em qualquer reação química ou biológica. Eles se tornam muito úteis quando um grande número de amostras precisa ser testado para avaliação qualitativa de qualquer teste.

Vidro de relógio

O vidro de relógio é constituído por uma peça de vidro côncava. É normalmente usada para reter sólidos, evaporar líquidos e aquecer pequenas quantidades de diferentes substâncias conforme a necessidade do experimento. Às vezes, eles também se tornam funcionais servindo de tampa para os béqueres.

Cadinhos

Os cadinhos são feitos de porcelana e são usados ​​para armazenar e aquecer substâncias quando precisam ser aquecidos em altas temperaturas, uma vez que a vidraria nem sempre é adequada para experimentos envolvendo calor tão alto.

Funis

Os funis são equipamentos necessários para despejar substâncias e soluções em tubos de ensaio de boca estreita e frascos cônicos. Há uma variedade disponíveis, os mais comuns são filtro, cardo e funis de queda.

Cilindros graduados (Proveta)

Estes são alguns aparelhos cilíndricos com várias marcações para cima e para baixo no comprimento do recipiente com a função principal de lidar com a medição adequada de um volume específico de líquido com precisão. Ao fazer as leituras, é preciso ter o cuidado de levar em consideração a leitura em relação ao menisco do líquido.

Balão volumétrico

O balão volumétrico é um dos artigos de vidro mais importantes de qualquer laboratório, que é feito de vidro e é calibrado para conter um volume preciso de líquidos a qualquer temperatura precisa. Diferentes tamanhos de frascos volumétricos estão disponíveis, cada um calibrado para medição exata de líquidos e soluções. É usado principalmente na preparação de soluções padrão.

Conta-gotas

O conta-gotas, também conhecido como pipeta de Pasteur, é um pequeno aparelho comum, geralmente feito de cilindro de plástico ou vidro, possuindo um pequeno bocal de um lado e um suporte de borracha do outro. É utilizado para colocar os líquidos ou soluções em qualquer meio gota a gota, ou seja, uma gota de cada vez, equipamento necessário quando se requer algum reagente em quantidade extremamente pequena em uma solução.

Pipetas 

As pipetas são de tamanhos variados, projetadas para atingir metas específicas de volumes. São tubos cilíndricos estreitos de vidro, usados ​​para medir um volume exato de líquido e colocá-lo em outro recipiente.

Buretas

As buretas é equipamento muito popular, usado principalmente nas reações de titulação. Este aparelho é um tubo longo graduado, com uma torneira presente na extremidade inferior e uma abertura estreita na parte inferior. Eles geralmente são configurados usando um grampo de bureta em combinação com um suporte de anel. Geralmente vem nos tamanhos de 10ml, 25ml ou 50ml.

Suportes de anel, anéis e grampos

São os aparelhos usados ​​para suspender buretas, frascos, cadinhos, etc., seja sobre outros recipientes ou sobre bicos de Bunsen para fins de aquecimento. Ao aquecer esses frascos, a malha de arame é um aparato necessário para a distribuição uniforme do calor.

Pinças e fórceps

Pinças, embora não sejam muito usadas, são aparatos comuns e básicos em qualquer laboratório. Eles são usados ​​para segurar e levantar recipientes quentes e substâncias nocivas durante qualquer tipo de reação que ocorre no laboratório. Fórceps são usados ​​para pegar coisas pequenas como produtos químicos sólidos que são quebrados em pedaços.

Espátulas

Essas espátulas de laboratório são muito semelhantes às espátulas de cozinha encontradas em nossa casa, mas são muito menores em comparação. As espátulas são geralmente resistentes ao calor e aos ácidos, tornando-as adequadas para uso em larga escala em experimentos de laboratório.

Termômetro

Todo laboratório é equipado com um termômetro básico, certas reações químicas ou biológicas podem ser realizadas apenas em qualquer faixa de temperatura específica e, para prosseguir, o termômetro torna-se muito necessário para medir a temperatura da solução necessária antes de mover avançar com o procedimento de reação adicional.

Bico de Bunsen

O Bico de Bunsen aparelho produz uma única chama aberta e é utilizado para fins de aquecimento e esterilização nas diversas experiências realizadas em laboratórios.

Papéis de tornassol e de filtro

Esses dois não podem ser chamados de aparelhos de maneira adequada, mas servem como uma das coisas mais importantes e básicas que serão necessárias em qualquer tipo de laboratório. O papel de tornassol serve para identificar o pH de qualquer solução, alterando as cores, enquanto o papel de filtro serve no processo de filtração.

Esses itens são os aparatos básicos e obrigatórios de qualquer laboratório de química. Junto com estes, também veremos balanças de pesagem, escovas para limpar tubos de ensaio, frascos de lavagem que também são usados ​​para fins de limpeza. Como esses aparelhos servem ao básico, todos os profissionais da área devem se familiarizar com todos esses equipamentos e seu funcionamento para ter experiências práticas seguras nos laboratórios químicos.

Acessórios, produtos e equipamentos para laboratório você encontra na Alpax!

Estes e muitos outros acessórios, produtos e equipamentos para laboratório você encontra na Alpax. Solicite um orçamento online em nosso website, ou, se preferir, entre em contato com a nossa equipe comercial!

Alpax – Qualidade, inovação e transparência.

Permaneça atualizado

Posts Relacionados

Alpax © 2023 - Desenvolvido por Shiftmind Marketing Digital B2B