Descubra agora como a aplicação do controle de qualidade pode impactar a sua empresa e melhorar a qualidade dos seus produtos.
O controle de qualidade de processos é fundamental não apenas para aumentar a qualidade dos produtos, como também para elevar a durabilidade dos equipamentos e máquinas utilizados, garantindo assim a segurança dos trabalhadores e fidelizando os clientes.
Assim, é de fundamental importância para qualquer companhia. Como a sua empresa tem lidado com isso?
No Brasil, a legislação prevê que todo produto deve passar por um controle de qualidade antes de chegar ao consumidor final.
Diante dessa necessidade prevista por lei, é comum que as empresas tenham uma área focada no controle e gestão da qualidade, para garantir que todos os produtos criados sigam o mesmo padrão.
Mas o que é controle de qualidade e qual a importância disso para a empresa e para o consumidor final? Veja essas e outras respostas no conteúdo a seguir!
Boa leitura!
Controle de qualidade X Garantia da Qualidade: quais as diferenças?
Conforme especificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a garantia de qualidade está relacionada aos procedimentos da empresa em relação ao monitoramento e enquadramento no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
Diferentemente, o controle de qualidade é mais focado no produto, nas conformidades técnicas e normativas desde a matéria prima até o produto final.
Qual a importância do controle de qualidade?
Oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas dos consumidores nunca foi uma vantagem competitiva para empresas que desejam ser referência no mercado, mas sim obrigação.
Já que prezar pela gestão da qualidade é fundamental não somente para satisfazer os clientes como para aumentar o volume de vendas e, consequentemente, os resultados financeiros.
Entenda, entretanto, que ter um controle de qualidade não significa excelência ou falta de erros ou falhas, que é algo quase impossível.
Mas estar sempre em conformidade com requisitos pré-estabelecidos, buscando melhorias contínuas nos processos produtivos.
Pois, manter uma qualidade e confiabilidade são elementos indispensáveis para o sucesso de qualquer empreendimento.
Como manter o controle de qualidade laboratorial?
Agora que você já sabe o que é e qual a importância do controle de qualidade, confira algumas dicas para garantir mais qualidade nos processos da sua empresa:
- Faça uma análise detalhada dos processos: para ter um bom controle de qualidade é necessário conhecer a empresa por completo, incluindo todos os processos, do começo ao fim.
- Corrija as falhas: durante a análise é normal que se perceba algumas falhas de processos. Após a identificação do problema, tome providências para corrigi-lo o quanto antes. Além disso, oriente os funcionários sobre as mudanças a serem feitas.
- Promova a capacitação da equipe: além de valorizar o funcionário, a capacitação influencia diretamente no controle de qualidade da organização.
- Tenha uma comunicação transparente: é importante manter um contato claro e efetivo com toda a equipe. Alinhamentos de demandas e expectativas é fundamental.
- Busque a satisfação do cliente: identifique as necessidades e crie oportunidades para você ampliar a qualidade do trabalho da empresa.
Como fazer a implantação de um Sistema de Controle de Qualidade?
O sistema de gestão de qualidade (SGQ) é um conjunto de normas, instruções e procedimentos que visam padronizar e monitorar a produção de produtos ou prestação de serviços.
Dessa forma, devem englobar todos os níveis da empresa, sendo importante o comprometimento de todos, desde do funcionário da fábrica, até o gerente de operações.
O objetivo é garantir que os processos estejam em conformidade com as especificações e tolerâncias, seguindo o padrão de qualidade da empresa.
Os benefícios da implementação de SGQ envolvem:
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Melhora da imagem da empresa;
- E internamente, fortalecer a cultura organizacional.
Em uma estimativa de longo prazo, ainda há mais vantagens, como: reduzir custos e aumentar a produção.
Materiais de Controle
A utilização de produtos e equipamentos de qualidade são fatores que garantem os bons resultados da empresa. Entretanto, o desempenho dos sistemas usados deve ser medido e corrigido com regularidade.
Isso é fundamental para que os processos e resultados saiam conforme o padrão de qualidade da empresa e não haja erros de cálculos.
Controles e calibradores
Calibradores e os controles de qualidade são os materiais usados para aferir e monitorar processos.
O calibrador é para fazer ajustes de medição dos parâmetros para ter um valor mais próximo do real.
Os materiais de controle, por sua vez, monitoram a estabilidade do sistema e avaliam a precisão e necessidade de manutenção.
Como foi possível perceber, o controle de qualidade, diferente da garantia e gestão da qualidade, tem atuação mais técnica.
Agora que você já sabe a importância e como fazer o controle de qualidade, ofereça um produto ou serviço ainda melhor aos seus clientes utilizando os equipamentos de controle e calibração da Alpax!