Saiba agora quais são os equipamentos para controle de qualidade e a melhor forma de utilizá-los na sua empresa.
Estabelecer padrões e manter o nível de qualidade nos processos de fabricação de produtos é uma forma de garantir a melhor execução possível em cada atividade. Sem contar que impacta diretamente na satisfação do consumidor final e na variação dos resultados financeiros. Mas você sabe a importância dos equipamentos para controle de qualidade nesse processo?
A utilização de equipamentos de controle e medição é cada vez mais indispensável no processo de controle de qualidade. A importância vem da precisão e rápida resposta na avaliação e monitoramento dos processos.
Então, se você quer garantir a satisfação dos seus consumidores, precisa entender sobre controle de qualidade. Acompanhe esse artigo e descubra tudo sobre esse tema.
Boa leitura!
O que é controle de qualidade?
O controle de qualidade são normas estabelecidas para definir padrões em processos de produção de produtos ou oferta de serviços. O objetivo é garantir a satisfação do consumidor e elevar os resultados da empresa.
Além do controle interno, que deve ser realizado com o auxílio de equipamentos para controle de qualidade, existem vários órgãos que regulamentam tais padrões e especificações técnicas.
O tipo de controle de qualidade mais conhecido no Brasil é a ISO 9000, que estabelece padrões internacionais de requisitos e recomendações sobre a condução de operações de gerenciamento.
Ter o selo de qualidade ISO 9000 significa que a empresa é comprometida com a qualidade dos processos, produtos e serviços, adotando as melhores estratégias para diminuir erros, garantindo o melhor resultado final na entrega.
O controle de qualidade é o compromisso corporativo na oferta de produtos sem defeitos, ideais para uso ou consumo.
Quais os tipos de controle de qualidade?
Para saber como acontece o controle de qualidade na sua área de operação, antes é preciso entender quais são esses tipos de controle.
O controle e a qualidade implementados no processo de fabricação de peças de carros devem ser diferentes da empresa que fabrica medicamentos, por exemplo. Concorda?
Tendo em vista os diferentes setores e produtos, as expectativas do produto final são diferenciadas para cada mercado. Por isso, exigem normas diferenciadas e processos únicos.
Ou seja, não existe apenas um tipo de controle de qualidade, mas vários tipos e cada um deles com suas características específicas.
Vamos destacar aqui os cinco principais tipos de controle de qualidade, confira abaixo:
1. Água
A qualidade da água utilizada na fabricação influencia diretamente nos bens e serviços. Portanto, pede um controle à parte, necessário para manter a conformidade com o padrão industrial, ambiental e de segurança, cada vez mais rigorosos.
2. Medicamentos
Os medicamentos passam por um rigoroso plano de inspeção para atender às normas específicas do segmento.
O controle é feito por etapas. A primeira para testar e validar a eficácia de cada composto; a segunda para garantir fabricação em escala, sem comprometimento do padrão.
Tudo isso é checado pela Anvisa, que deve aprovar o medicamento antes que ele seja comercializado.
3. Fabricação de produtos
É o tipo mais usado em indústrias, aplicado, principalmente, nos produtos já finalizados, a fim de garantir a qualidade antes da entrega.
O objetivo é certificar a conformidade do produto com seus requisitos de qualidade.
4. Alimentos
A criação de alimentos exige um processo longo, com várias etapas, desde a colheita ou abate, até a distribuição.
O controle, portanto, começa na matéria-prima e termina como um produto já pronto para o consumo.
Isso garante que todas as fases de produção vão operar no ritmo adequado, com mínima variação de resultado.
Importância dos equipamentos para controle de qualidade
O uso de equipamentos e aparelhos são fundamentais para melhorar e aprimorar o controle de qualidade.
Já que, muitas variáveis não podem ser analisadas e obtidas a olho nu e esses elementos de apoio ajudam a obter respostas rápidas e precisas.
Veja alguns dos aparelhos e equipamentos que contribuem para a qualidade dos produtos:
- Balanças de pesagem e umidade;
- Medidores de pH, condutividade, OD e íon Seletivo;
- Espectrofotômetro;
- Termômetro;
- Analisadores de Ar;
- Estufas e incubadoras;
- Agitadores magnéticos com e sem aquecimento;
- Freezer e ultrafreezer.
Para conhecer mais equipamentos para controle de qualidade entre em contato com a nossa equipe. A Alpax está no mercado há mais de 30 anos, fornecendo equipamentos para laboratório. Converse com quem é referência no mercado.