Construir um laboratório eficaz e seguro pode ser um desafio. Um laboratório é um ambiente de trabalho muito particular que requer condições especiais para ser considerado seguro o suficiente para permitir que as pessoas trabalhem nele.
Medidas de segurança adequadas e soluções para os problemas que surgem nas instalações podem custar uma fortuna. Por exemplo, o equipamento de EPI certo para trabalhadores de laboratório é muito mais caro do que apenas um jaleco normal e um par de luvas de látex, mas é óbvio qual deles oferece mais proteção ao funcionário. O mesmo acontece com o equipamento de laboratório – trabalhar com máquinas e software novos e modernos é geralmente mais seguro e eficiente, mas também custa mais dinheiro.
O impacto financeiro dos problemas no laboratório pode ser enorme. Ainda assim, existem consequências muito piores do que perder dinheiro – especialmente em laboratórios que lidam com materiais perigosos, onde qualquer derrame ou contaminação inesperado pode levar a uma situação de risco de vida. Infelizmente, pesquisas de segurança laboratorial realizadas por profissionais mostram que tais problemas aparecem com mais frequência do que se acredita.
É claro que nem todos os problemas no laboratório resultam do não cumprimento de requisitos específicos de segurança – outros problemas comuns surgem de falhas de concepção, negligência das necessidades dos trabalhadores, não obtenção de financiamento adequado e muito mais.
Como evitar erros no laboratório? Não há uma resposta definitiva. Este artigo examinará detalhadamente vários problemas comuns e possíveis soluções.
Problemas laboratoriais comuns e como resolvê-los:
Para saber como evitar erros no laboratório, é fundamental identificar corretamente o problema em si e sua origem. Só então poderemos encontrar a solução, pois não queremos apenas resolver o problema – queremos reduzir o seu impacto e evitar que volte a acontecer.
Medidas de segurança para laboratórios
Evitar contaminação da amostra
Os laboratórios médicos e de pesquisa costumam manter inúmeras amostras para testes em seus depósitos. Eles podem facilmente ser contaminados se não forem armazenados adequadamente. Recipientes danificados, equipamentos de laboratório não esterilizados e ferramentas de amostragem sujas podem contaminar as amostras. Para evitar isso, deve-se tomar cuidado excepcional para evitar a introdução de substâncias externas indesejadas nos espaços de teste e armazenamento.
Evitar Alimentos no laboratório
Trazer alimentos e bebidas ou armazená-los no laboratório é, compreensivelmente, proibido na maioria dos casos , especialmente em laboratórios que trabalham com substâncias perigosas, amostras médicas ou materiais radioativos e infecciosos. A possibilidade de ingerir algo perigoso é muito alta para correr o risco.
Utilizar EPI adequado
O equipamento de proteção deve ser selecionado tendo em mente os perigos do laboratório. O vestuário adequado pode ajudar a minimizar o perigo de exposição da pele a agentes químicos e biológicos e outras lesões corporais aos funcionários da instalação. No entanto, os tipos errados de jalecos , luvas ou óculos podem ser um erro grave, por isso lembre-se de tomar muito cuidado ao selecionar o uso de EPI – escolha apenas aqueles que oferecem proteção adequada.
Renove constantemente seus equipamentos
A má qualidade do equipamento é um problema comum em laboratórios. A ciência e a tecnologia desenvolvem-se tão rapidamente que há constantemente novos equipamentos, novas máquinas e software disponíveis. Nem sempre conseguimos acompanhar as mudanças, mas não é sensato manter a velha solução durante muito tempo.
Utilize softwares adequados
A não utilização de software atualizado pode causar atrasos nos testes, tempo de inatividade não planejado e recursos mal gerenciados. Imagine ter todos os dados cruciais espalhados por vários notebooks, discos e servidores – isso retardaria consideravelmente o fluxo de trabalho e dificultaria a localização de dados ou amostras específicas quando necessário. Aderir a notas e relatórios em papel também gera desperdícios desnecessários que precisam ser tratados.
Atente-se ao armazenamento dos acessórios, produtos e amostras
Os funcionários do laboratório devem ser devidamente treinados no manuseio de substâncias e amostras. Armazená-los de maneira errada não só pode danificar as amostras, mas também pode ser um perigo para a saúde. Alguns laboratórios utilizam substâncias inflamáveis ou tóxicas nas suas pesquisas, e uma libertação acidental destas pode ser extremamente perigosa. Além disso, as amostras médicas podem ser facilmente contaminadas ou danificadas irreversivelmente quando entram em contacto com outros materiais – o que pode mais tarde levar a conclusões erradas da investigação. A segregação e o armazenamento adequados de materiais são cruciais para evitar desastres no laboratório, portanto, é fundamental investir em recipientes de qualidade e em espaço seguro para materiais perigosos.
Mantenha um bom relacionamento entre os colaboradores
Alguns problemas dizem respeito aos trabalhadores do laboratório, pelo que os gestores do laboratório têm de os resolver de forma diferente. Podem ser, por exemplo, conflitos internos dentro da equipe que prejudicam o fluxo de trabalho e prejudicam o humor (e, portanto, a saúde mental) dos funcionários, que só podem ser resolvidos trabalhando na melhoria das relações na equipe do laboratório ou – em caso de falta de pessoal – contratar mais pessoas.
Como evitar erros no laboratório?
A regra mais importante a seguir ao tentar manter seu laboratório o mais seguro e eficiente possível é respeitar os procedimentos de segurança padrão. Qualquer que seja o setor em que seu laboratório atue, o que fazer e o que não fazer é provavelmente o mesmo que para os outros. Isso inclui evitar contaminação, não consumir alimentos no laboratório e fornecer EPI adequado para todos os funcionários do laboratório.
Os gerentes de laboratório também devem estabelecer procedimentos de segurança e divulgá-los a todos na instalação. Então, todos deverão trabalhar em conformidade com essas regras e cumpri-las rigorosamente.
Os laboratórios devem ser concebidos de forma diferente de outras instalações, tendo em mente o seu tipo único de trabalho. Ao garantir que o laboratório esteja equipado com móveis adequados, tenha boa iluminação e armazenamento e sistemas de segurança, os gerentes do laboratório podem garantir que o risco de ocorrência de problemas inesperados seja menor.
E lembre-se! Equipamentos, acessórios, produtos, reagentes e mais para laboratórios você encontra na Alpax!
A Alpax comercializa e distribui equipamentos, acessórios, produtos, reagentes e mais para laboratórios com qualidade, inovação e transparência! Solicite um orçamento online em nosso website, ou, se preferir, entre em contato com a nossa equipe comercial!